Explorando Abordagens Incorporadas e Bioenergéticas na Terapia do Trauma
Observando a Experiência Somática e a Memória Olfativa
DOI:
https://doi.org/10.30820/0743-4804-2025-35-17Palavras-chave:
olfactory memory, post-traumatic stress disorder, bioenergetic analysis, embodied cognition, embodied simulationResumo
Estudos recentes apontam como a psicoterapia corporal vem se tornando uma referência, bastante relatada – especialmente em estudos sobre desordens relacionadas ao trauma. Está resenha ressalta as afirmações teóricas e aspectos recentes em comum com a simulação corporificada e novas teorias sensoriais através da integração da análise bioenergética, da corporificação e da memória olfativa na terapia do trauma e da Desordem de Stress Pós Traumático (PTSD). A memória corporificada, enraizada em experiências sensóriomotoras, formata funções cognitivas e respostas emocionais. O trauma, incorporado através de experiências somáticas, rompe esses processos, levando a sintomas como dores crônicas e dissociação. A literatura destaca o impacto de odores de queimação sobre indivíduos com PTSD, e sobre os que sofreram maus-tratos na infância. Cheiro de queimação aumentaram o stress e causaram aceleração cardíaca em veteranos de guerra, cuja sensibilidade a esses odores aumentaram ao longo do tempo, a partir do trauma. Somando-se a isso, adultos que experimentaram maus-tratos na infância, mostram processamento mais rápido desses odores desagradáveis e recrudescimento severo dos sintomas. Técnicas de grounding, assim como a adoção de posturas de equilíbrio intensificam a respiração e as habilidades sensoriais, auxiliando, potencialmente, no manejo de sintomas associados a desordens relacionados a traumas, como PTSD.
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
This work is licensed under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License (CC BY-NC-ND 4.0). This license allows private use and unmodified distribution, but prohibits editing and commercial use (further information can be found at: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/). The terms of the Creative Commons licence only apply to the original material. The reuse of material from other sources (marked with a reference) such as charts, illustrations, photos and text extracts may require further permission for use from the respective copyrights holder.