Sendo Descoberto pela Mãe
DOI:
https://doi.org/10.30820/0743-4804-2025-35-163Palavras-chave:
mother/embryo, discovery/being discovered, known/unknown, invitation/isolation, therapeutic connectionResumo
Este artigo examina os intrincados estágios de desenvolvimento através de uma perspectiva única da experiência. Ele faz uso de uma grande variedade de disciplinas, tais como embriologia, psicologia, e também do campo da imaginação e da metáfora, para buscar um entendimento mais profundo deste período. Baseando-se no conceito de Emerson e Tery de impacto da descoberta da gravidez no feto/embrião (1980, 2006), este artigo enfatiza a natureza compartilhada da experiência entre mãe e feto/embrião. Ele afirma que o processo de ser descoberto pela mãe pode ser caracterizado, tanto pelo potencial para o desenvolvimento e transformação como para um potencial para o trauma. São temas centrais: o Inter jogo entre mãe e embrião, o conhecido e o desconhecido, a tentação para emergir versus desligamento e isolamento. As qualidades que são discutidas ecoam, fundamentalmente, na relação terapêutica, na responsabilidade ética do terapeuta, no convite para progredir e em cada paciente como sendo único. Discorremos sobre os três aspectos-chave da experiência de descoberta pré-natal – a perspectiva da mãe, a experiência do feto/embrião e o campo de interação entre os dois.
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
This work is licensed under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License (CC BY-NC-ND 4.0). This license allows private use and unmodified distribution, but prohibits editing and commercial use (further information can be found at: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/). The terms of the Creative Commons licence only apply to the original material. The reuse of material from other sources (marked with a reference) such as charts, illustrations, photos and text extracts may require further permission for use from the respective copyrights holder.