Sendo Descoberto pela Mãe

Autores

  • Yael Harel

DOI:

https://doi.org/10.30820/0743-4804-2025-35-163

Palavras-chave:

mother/embryo, discovery/being discovered, known/unknown, invitation/isolation, therapeutic connection

Resumo

Este artigo examina os intrincados estágios de desenvolvimento através de uma perspectiva única da experiência. Ele faz uso de uma grande variedade de disciplinas, tais como embriologia, psicologia, e também do campo da imaginação e da metáfora, para buscar um entendimento mais profundo deste período. Baseando-se no conceito de Emerson e Tery de impacto da descoberta da gravidez no feto/embrião (1980, 2006), este artigo enfatiza a natureza compartilhada da experiência entre mãe e feto/embrião. Ele afirma que o processo de ser descoberto pela mãe pode ser caracterizado, tanto pelo potencial para o desenvolvimento e transformação como para um potencial para o trauma. São temas centrais: o Inter jogo entre mãe e embrião, o conhecido e o desconhecido, a tentação para emergir versus desligamento e isolamento. As qualidades que são discutidas ecoam, fundamentalmente, na relação terapêutica, na responsabilidade ética do terapeuta, no convite para progredir e em cada paciente como sendo único. Discorremos sobre os três aspectos-chave da experiência de descoberta pré-natal – a perspectiva da mãe, a experiência do feto/embrião e o campo de interação entre os dois.

Biografia Autor

Yael Harel

Yael Harel is Movement Therapist (M.A.), International Trainer in Bioenergetic Analysis, and the head of the training program in Bioenergetic Analysis in Israel. Yael is a member of the management team and a supervisor of the Psychoanalytic Arts program at the Winnicott Center in Israel. She operates a private clinic in Bet Halevi, Israel.
36209

Como Citar

Harel, Y. (2025). Sendo Descoberto pela Mãe. Bioenergetic Analysis, 35(1), 163–191. https://doi.org/10.30820/0743-4804-2025-35-163

Edição

Secção

Articles