Integrando a Teoria Polivagal à Terapia bioenergética
DOI:
https://doi.org/10.30820/0743-4804-2025-35-143Palavras-chave:
energetic regulation, social safety, crisis response, therapeutic interventionsResumo
É possível integrar a teoria Polivagal com a terapia da AB? Apontarão ambas as teorias para conexões energéticas do processo do trauma e para a formação do caráter? Na BA, o nervo Vagal Dorsal (DV) é o órgão principal para a regulação de energia vital e de carga-descarga. Reich via o Plexo Solar como o núcleo da regulação de energia do DV, e o Reflexo do Orgasmo como o principal regulador do fluxo vagal – a base energética da Análise Bioenergètica de Lowen.juntamente com o grounding.e a visão energética do caráter e novas técnicas de restauração do fluxo vagal e da pulsação. Porges postulou o ramo vagal ventral (VV) como orientado para uma fonte social de segurança. Conexões Vago-cérebro são, em sua maioria, bottom-up.(80%). A percepção do interior do corpo é chamada de Intercepção, e envolve o sistema Vagal inteiro. O DV ativa a função de freio somente em situações de estresse., O DV ativa o fluxo energético e a proliferação de recursos energéticos, na função normal. A pulsação do DV é necessária em sensações de prazer corporal. VV, SNS e emoção positiva juntam-se num processo sincronizado comum, no descanso, na ação e no desafio. Em crises traumáticas, a formação do caráter ocorre quando o Sistema Vagal Dorsal está desvitalizado e a mente, super-ativada. Mostramos, também, as implicações para a terapia.
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
This work is licensed under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License (CC BY-NC-ND 4.0). This license allows private use and unmodified distribution, but prohibits editing and commercial use (further information can be found at: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/). The terms of the Creative Commons licence only apply to the original material. The reuse of material from other sources (marked with a reference) such as charts, illustrations, photos and text extracts may require further permission for use from the respective copyrights holder.