O que acontece depois do desligamento do trauma emocional
DOI:
https://doi.org/10.30820/0743-4804-2023-33-41Palavras-chave:
relational trauma, attachment theory, limbic resonance, limbic regulationResumo
Este trabalho apresenta uma discussão teórica e vivencial sobre o que acontece após o desligamento do trauma relacional. Serão abordados, também, insights sobre a teoria do apego e sobre a neurociência, a partir da qual se discorre sobre a ressonância, a regulação e a revisão límbicas e as técnicas que ajudarão a alcançá-las. Traz, também, um estudo de caso que ilustra as discussões teóricas apresentadas. Serão discutidas a transferência e a resistência, do ponto de vista da neurociência e o quanto elas impedem o progresso terapêutico, se não forem trabalhadas. O próprio processo terapêutico também é analisado dessa perspectiva, além de uma técnica que pode ajudar a internalizar o contato e a conexão.Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
This work is licensed under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License (CC BY-NC-ND 4.0). This license allows private use and unmodified distribution, but prohibits editing and commercial use (further information can be found at: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/). The terms of the Creative Commons licence only apply to the original material. The reuse of material from other sources (marked with a reference) such as charts, illustrations, photos and text extracts may require further permission for use from the respective copyrights holder.