Trauma de Desenvolvimento

Autores

  • Homayoun Shahri

DOI:

https://doi.org/10.30820/0743-4804-2014-24-41

Palavras-chave:

complex dynamical systems, developmental trauma, neuroscience, object relations, polyvagal theory

Resumo

Neste trabalho é apresentada uma integração da psicologia do ego, a teoria do impulso-conflito, a psicologia somática, as relações objetais e a psicologia do self, na análise do trauma de desenvolvimento. As ultimas descobertas da neurociência são apresentadas para apoiar o modelo integrado proposto, e se coloca que com base neste modelo, a estrutura caracterológica pode ser vista como trauma de desenvolvimento. Definições formais de emoções, sentimentos e afetos baseados na teoria dos sistemas dinamicos complexos de troca de energia, como também a neurociência são apresentados. A importância da vergonha na formação do trauma de desenvolvimento também é discutida, com o apoio do material trazido pela neurociência. A natureza complementar da psicologia do conflito em relação à psicologia do self, dentro do modelo integrado proposto é discutida, com implicações para a psicoterapia corporal em geral e a análise bioenergética em particular.

Biografia Autor

Homayoun Shahri

Homayoun Shahri (Ph.D., M.A.) is a marriage and family therapist – intern and currently practices in Irvine, CA, USA. Homayoun is a member of the Southern California Institute for Bioenergetic Analysis (SCIBA), where he is working toward the completion of his CBT requirements. He completed the bioenergetic training program in the Florida Society for Bioenergetic Analysis, in 2009. Homayoun is on the peer review board of International Body Psychotherapy Journal (IBPJ).
041-062 36085

Downloads

Como Citar

Shahri, H. (2022). Trauma de Desenvolvimento. Bioenergetic Analysis, 24(1), 41–62. https://doi.org/10.30820/0743-4804-2014-24-41

Edição

Secção

Articles