Trauma de Desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.30820/0743-4804-2014-24-41Palavras-chave:
complex dynamical systems, developmental trauma, neuroscience, object relations, polyvagal theoryResumo
Neste trabalho é apresentada uma integração da psicologia do ego, a teoria do impulso-conflito, a psicologia somática, as relações objetais e a psicologia do self, na análise do trauma de desenvolvimento. As ultimas descobertas da neurociência são apresentadas para apoiar o modelo integrado proposto, e se coloca que com base neste modelo, a estrutura caracterológica pode ser vista como trauma de desenvolvimento. Definições formais de emoções, sentimentos e afetos baseados na teoria dos sistemas dinamicos complexos de troca de energia, como também a neurociência são apresentados. A importância da vergonha na formação do trauma de desenvolvimento também é discutida, com o apoio do material trazido pela neurociência. A natureza complementar da psicologia do conflito em relação à psicologia do self, dentro do modelo integrado proposto é discutida, com implicações para a psicoterapia corporal em geral e a análise bioenergética em particular.Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
This work is licensed under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License (CC BY-NC-ND 4.0). This license allows private use and unmodified distribution, but prohibits editing and commercial use (further information can be found at: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/). The terms of the Creative Commons licence only apply to the original material. The reuse of material from other sources (marked with a reference) such as charts, illustrations, photos and text extracts may require further permission for use from the respective copyrights holder.