Uma abordagem de Core Energetics para a negatividade
DOI:
https://doi.org/10.30820/0743-4804-2014-24-153Palavras-chave:
spirituality, negativity, energy and consciousness, negative beliefs, evolutionResumo
John Pierrakos foi parceiro de Alexander Lowen na criação da Análise Bioenergética. Quando se separaram, John desenvolveu seu trabalho na direção de integrar a espiritualidade na psicoterapia, pesquisando a relação entre energia e consciência, campos energéticos, energias positivas e negativas. Do ponto de vista da psicoterapia, o caráter deriva do relacionamento com os pais, na vida uterina e depois do nascimento. Na visão espiritual nosso caráter ou negatividade é a herança com a qual chegamos neste mundo, com a tarefa de evoluir espiritualmente, ao transformá-lo durante nosso período de vida. A energia negativa não é mais nada que a energia positiva do amor (contato) e da agressividade (progressão, trabalho, conhecimento), que se voltou contra si mesma. As crenças negativas sustentam a estagnação da energia e a manutenção dos bloqueios. Isto significa que apenas mover a energia de suas incrustações nos bloqueios corporais não é suficiente para promover mudança. A terapia precisa esclarecer e explorar as crenças negativas subjacentes aos bloqueios corporais. Compreender a diferença entre máscara e eu inferior facilita ao terapeuta ativar a energia estagnada da máscara e ajudar o cliente a tomar posse da força investida no eu inferior. Um fragmento de sessão ilustra o trabalho de energizar a máscara, expressar o eu inferior e incorporar uma nova atitude afirmativa da vida.Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
This work is licensed under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License (CC BY-NC-ND 4.0). This license allows private use and unmodified distribution, but prohibits editing and commercial use (further information can be found at: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/). The terms of the Creative Commons licence only apply to the original material. The reuse of material from other sources (marked with a reference) such as charts, illustrations, photos and text extracts may require further permission for use from the respective copyrights holder.