Uma abordagem de Core Energetics para a negatividade

Autores

  • Odila Weigand

DOI:

https://doi.org/10.30820/0743-4804-2014-24-153

Palavras-chave:

spirituality, negativity, energy and consciousness, negative beliefs, evolution

Resumo

John Pierrakos foi parceiro de Alexander Lowen na criação da Análise Bioenergética. Quando se separaram, John desenvolveu seu trabalho na direção de integrar a espiritualidade na psicoterapia, pesquisando a relação entre energia e consciência, campos energéticos, energias positivas e negativas. Do ponto de vista da psicoterapia, o caráter deriva do relacionamento com os pais, na vida uterina e depois do nascimento. Na visão espiritual nosso caráter ou negatividade é a herança com a qual chegamos neste mundo, com a tarefa de evoluir espiritualmente, ao transformá-lo durante nosso período de vida. A energia negativa não é mais nada que a energia positiva do amor (contato) e da agressividade (progressão, trabalho, conhecimento), que se voltou contra si mesma. As crenças negativas sustentam a estagnação da energia e a manutenção dos bloqueios. Isto significa que apenas mover a energia de suas incrustações nos bloqueios corporais não é suficiente para promover mudança. A terapia precisa esclarecer e explorar as crenças negativas subjacentes aos bloqueios corporais. Compreender a diferença entre máscara e eu inferior facilita ao terapeuta ativar a energia estagnada da máscara e ajudar o cliente a tomar posse da força investida no eu inferior. Um fragmento de sessão ilustra o trabalho de energizar a máscara, expressar o eu inferior e incorporar uma nova atitude afirmativa da vida.

Biografia Autor

Odila Weigand

Odila Weigand, born 1943, PhD Clinical Psychology, International Trainer IIBA, also trained in Family Therapy, NLP, Time Line Therapy, Ericksonian Hypnosis. Works in private practice in São Paulo and teaches Bioenergetic Analysis in Sao Paulo, Americana and Cachoeiro de Itapemirim. Teaches in the Core Energetics Program in Brasilia, DF. Author of the book: Grounding e Autonomia. A Análise Bioenergética revisitada. Sao Paulo, Ed. Person, 1996.
153-165 36090

Downloads

Como Citar

Weigand, O. (2022). Uma abordagem de Core Energetics para a negatividade. Bioenergetic Analysis, 24(1), 153–165. https://doi.org/10.30820/0743-4804-2014-24-153

Edição

Secção

Articles