Modéstia x Vergonha
A Identidade Construída através da Natureza, da história pessoal e da cultura
DOI:
https://doi.org/10.30820/0743-4804-2019-29-11Palavras-chave:
modesty, shame, body, mythsResumo
A autora analisa o tema da modéstia, a partir de um artigo de A. Lowen, publicado em uma Newsletter do IIBA, de 1994, e de outro, de Umberto Galimberti, filósofo e analista junguiano. Lowen se refere à modéstia como um orgulho natural, a expressão do grau de auto-percepção e auto-estima de uma pessoa. Ela mostra a capacidade do indivíduo para conter seus sentimentos, indicando, assim, sua capacidade de suportar uma carga sexual forte. Para Galimberti, o ser humano, que tem um corpo e uma individualidade, expressa, na modéstia, a dialética contrastante entre sua condição animal e o ego – duas condições que o constituem intimamente e que também o dividem. Na verdade, cada um possui duas subjetividades: uma que diz «eu”, com a qual nos identificamos e outra que nos caracteriza como «oficiais da espécie”, em prol de sua continuidade. De acordo com Galimberti, a modéstia não limita a sexualidade e sim, a identifica. A autora reflete sobre aspectos sociais e históricos da modéstia, na Itália, nos últimos cinquenta anos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2019 Rosaria Filoni
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
This work is licensed under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License (CC BY-NC-ND 4.0). This license allows private use and unmodified distribution, but prohibits editing and commercial use (further information can be found at: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/). The terms of the Creative Commons licence only apply to the original material. The reuse of material from other sources (marked with a reference) such as charts, illustrations, photos and text extracts may require further permission for use from the respective copyrights holder.