A Importância da Integração de questões Pré- e Perinatais à Análise Bioenergética

Autori

  • Wera Fauser

DOI:

https://doi.org/10.30820/0743-4804-2015-25-pt-99

Parole chiave:

desenvolvimento pré-natal, trauma pré e perinatal, vínculo inicial, processo terapêutico

Abstract

Este artigo trata da importância da integração de questões pré e perinatais à Análise Bioenergética (AB), já que a nossa história individual começa muito antes de podermos olhar nos olhos de nossas mães. Os períodos pré e perinatais criam a nossa primeira base, o nosso primeiro grounding e o nosso primeiro vínculo com este mundo; a experiência que tivemos dentro do útero, assim como a saída dessa primeira morada e o que ocorreu nesses momentos iniciais e nos primeiros dias, tudo isso pode implicar em fortes repercussões ao longo de toda a vida. Depois de uma introdução, uma pesquisa histórica curta e um gráfico que mostra os estágios de desenvolvimento pré-natal relevantes à terapia corporal, descreverei exemplos de trauma pré e perinatal. Para alguns desses exemplos, apresento vinhetas clínicas que devem enfatizar que esses temas do início da vida não devem ser negligenciados, especialmente em métodos terapêuticos de orientação corporal como a Análise Bioenergética.

Biografia autore

Wera Fauser

Wera Fauser é psicoterapeuta e terapeuta naturalista (Heilpraktikerin) em consultório particular; CBT desde 1987, supervisora, trainer local e atual presidente da SGfBA (Sociedade do Sul da Alemanha). Ela estudou letras e literatura na Universidade de Heidelberg. É especializada em terapia de família e casal, Gestalt e psicologia pré- e perinatal.
099-123 36073

Come citare

Fauser, W. (2015). A Importância da Integração de questões Pré- e Perinatais à Análise Bioenergética. Bioenergetic Analysis, 25(1-pt), 99–123. https://doi.org/10.30820/0743-4804-2015-25-pt-99

Fascicolo

Sezione

Articles